quarta-feira, 1 de julho de 2009

Barra de calça - Passo a passo

Como já disse aqui, fiz faculdade de moda com habilitação em modelagem. Hoje em dia não gosto muito de costurar, fora artesanato, mas vou ensinar uma coisa que todas nós precisamos fazer de vez em quando.
.
Ensinarei vocês a fazerm barra de calça.
.
.
1-Os materiais necessários são:
-Régua quadriculada (você encontra em lojas especializadas de modelagem industrial. Aqui em São Paulo ela é encontrada no Bom Retiro)
-Tesoura. (Para quem pretende costurar sempre separe uma tesoura APENAS para tecido. Assim ela manterá o corte por muito mais tempo)
-Giz para tecido de parafina. O giz comum mancha o tecido, já o de parafina some com o vapor do ferro.
-Alfinetes.
-Linha para pesponto (mais grossa)
-Linha comum na mesma cor da de pesponto


2-Marque o tamanho que a calça deverá ter pronta. Faça essa marcação no corpo. Peça a ajuda de alguém para isso.

3-Risque com o giz de parafina onde a calça deve ficar.
4-Meça a largura da barra para manter a proporção da calça.


5-Partindo da marca de giz de onde a calça deve terminar, transfira a medida da barra. Nesse caso 3cm, mas esse valor pode variar de acordo com cada modelo de calça.

Veja as marcas. A da esquerda é de onde a calça termina, a da direita é onde a peça será costurada.

6-Para fazer a limpeza da costura é necessário deixar uma margem de tecido. Aqui, deixei 2cm, mas isso depende do acabamento da roupa. Faça uma linha 2cm abaixo da linha de 3cm. É nessa linha que você deverá cortar o excesso da barra.


7-Possuo uma braceira para passar roupa, o que facilita a vida. Caso você não possua pode colocar a peça em cima da tábua mesmo, não tem problema.

8-Dobre a barra na primeira linha, essa será a limpeza da costura.

9-Marque um vinco dessa dobra com o vapor do ferro. Não passe o ferro sobre a outra linha porque esse giz some com o vapor d'água.


Resultado:

10-Mantendo a primeira dobra marcada, dobre novamente a barra, agora na linha que marcamos no começo, onde a barra deve terminar.

Alfinete:


11-Nunca use a linha de pesponto na bobina e no retrós!! Ela embolará e arrebentará tornando a costura mais difícil. Como a linha de pesponto é grossa, deve ser usada apenas no lado direito da peça, no lado avesso use uma linha mais fina, a linha comum de costura.

Linha da esquerda: Comum - Linha da direita: Pesponto
12-Encaixe a bobina e puxe a linha. Ela deve girar no sentido anti-horário. Caso ela gire no sentido contrário inverta o posicionamento na caixinha. Encaixe no primeiro buraquinho e puxe para a esquerda.

Ela deve ficar no 2º buraquinho à esquerda.

13-Feche a tampa deixando a linha para fora mesmo.

14-Encaixe o retrós no lugar adequado da máquina e prenda com o plastiquinho de proteção. Sem esse plástico o retrós sairá voando. Caso tenha perdido essa peça coloque um alfinete dentro bo buraco do retrós com a cabeça para fora, lado esquerdo.

15-Passe a linha por baixo do cabo e puxe para cima.

16-Passe pelo outro lado do cabo.

17-Encaixe no gancho superior.

18-Puxe a linha para baixo e encaixe no círculo puxando para cima. Puxe de uma maneira firme para a linha prender no arame embitido atrás do plástico.


19-Encaixe a linha no arco superior. Repare nas flexinhas, toda máquina possui esse desenhos para nos orientar na colocação da linha.

20-Prenda no gancho ou espiral, varia em cada máquina, a linha.

21-Passe a linha pelo arame que fica posicionado em cima da agulha.
22-Passe, finalmente, a linha por dentro da agulha.

23-Passe a linha por dentro do pézinho da máquina e mantenha a linha esticada para trás, como na foto. Pézinho é essa chapinha metálica.

24-Gire o motor da máquina manualmente (nada de pisar) para abaixar a agulha e "pescar" a linha da bobina.

25-A linha de baixo subirá, fazendo uma argola. Puxe essa argola, como nas imagens.


26-Para encaixar melhor a barra da calça retire a tampa da máquina.



27-Abaixe o pézinho da máquina para iniciar a costura.

28-Inicie a costura dando cerca de 3 pontos, depois aperte o botão lateral para dar pontos de retrocesso (a máquina costura para trás, no sentido contrário) e volte esses 3 pontinhos. Esse recurso serve para travar a linha, assim a costura não se desfaz. Sem o retrocesso ela desfiará na primeira lavagem à maquina.

Resultado

2 comentários:

Viviane Andrade disse...

Boa noite!
Sabe, não sou muito boa com essas coisas de costura, até aprendi, quando adolescente a fazer roupas. Fiz um short, uma camisa e uma camiseta. Parei por aí, por falta de paciência.
Adorei a dica pra fazer a barra da calça. Muito útil pra uma baixinha como eu.
Abraços

Kleomir disse...

Boa tarde, estou a procura de giz para tecido de parafina.
Se souberem, favor me informar onde encontro.

Att.
Kleomir

e-mail: kleomir@gmail.com

Related Posts with Thumbnails