segunda-feira, 1 de junho de 2009

Bandeja P&B - Passo a Passo


1. Lixe toda a peça em MDF para tirar toda e qualquer farpa, deformidade ou imperfeição.



2. Para lugares com muita umidade aconselho impermeabilizar a peça com Goma Laca antes de iniciar o trabalho. Para peças de cozinha essa é uma boa dica, caso caia qualquer líquido na peça ela estará mais protegida de fungos e mofos.





3. Dê uma demão de base acrílica em toda a peça. Mesmo na parte em que será colado o papel. Se você deixar a peça crua por baixo da découpage ela formará uma sombra nada bonita na peça.






4. Após a secagem lixe delicadamente em movimentos circulares toda a bandeja para tirar a aspereza que a base acrílica e a Goma Laca deixam. Lembre-se! DELICADAMENTE, não use força suficiente para arranhar a tinta.





5. Como a peça será branca, dê três demãos de base acrílica. Para o caso de peças em outras cores, apenas 2 demãos são suficientes.



6. Dê mais duas demãos de tinta PVA em toda a peça.




7. Meça com uma fita métrica o fundo da bandeja.




8. Transfira as medidas do fundo da bandeja para uma papel que seja maior que uma folha sulfite. Pode ser papel vegetal, cartolina, papelão ou qualquer outro papel.



9. Depois de recortar o molde, posicione-o sobre o papel para découpage e faça as marcações necessárias para cortá-lo.




10. Aplique cola no fundo da bandeja.


Aqui eu cometi um erro que deixou algumas bolhas na minha peça, por isso faça o seguinte para não ter o mesmo problema na sua:


- Não aplique cola em TODO o fundo.

- Vá vagarosamente! Passe cola em 1/3 do fundo, posicione o papel e passe a espátula, retirando as bolhas. Quando esse primeiro terço estiver colado, passe a cola no meio da peça. Repita o processo e depois finalize com o último terço da peça.

- Ao fazer tudo de uma vez as chances do papel enrugar são beeeem grandes.






DICA: Colocar um plástico sobre o papel e deslizar a espátula sobre o plástico facilita, E MUITO, o trabalho e a retirada de bolhas. Esfregar a espátula diretamente no desenho pode arranhar a imagem.





11. Com a ajuda de uma régua marque com lápis os pontos em que o poá será pintado. Aqui criei 2 linhas, mas você pode preencher toda a lateral da bandeja como se fosse um tecido estampado. O importante é estabelecer uma medida para a distância entre as bolinhas (aqui escolhi uma distância de 2,5cm horizontais e 1cm de distância entre uma linha e outra).


Ao fazer o outro lado da bandeja (a quina), siga a medida do lado anterior, assim o trabalho ficará com um melhor acabamento.





12. Com o pinta-bolinha (ou o fundo de um pincel fino, como na foto) pegue um pouco de tinta PVA preta

- retire o excesso em um prato de cerâmica ou azulejo (apenas um toque)

- e faça uma pintinha onde você marcou com lápis. Repita esse processo para cada bolinha, ou elas ficarão em tamanhos diferentes.






13. Após finalizar e secar todas as bolinhas em torno da bandeja use um pincel liner de cerdas macias para fazer os pespontos.

- Molhe o pincel na tinta preta.

- Em movimentos giratórios retire o excesso de tinta do pincel. Se você colocar o pincel diretamente na peça o traço ficara muito grosso, conferindo um aspecto grosseiro à sua bandeja.

- Faça traços, como se fossem uma costura, em torno da parte externa da bandeja. Quanto menos pressão você colocar mais fino será o traço.








14. Seque com secador um lado da lateral antes de passar para o próximo para evitar borrar o tracejado ao apoiar sua mão para pintar.




15. Seque toda a peça (ou aguarde a secagem) e aplique verniz em toda ela. Pode ser verniz acrílico fosco ou brilhante ou verniz geral.



Pronto! Está feita a sua bandeja P&B!

Um comentário:

Ana Lucia disse...

Gostei bastante da explicação. Está bonita e de bom gosto. Tentarei fazer uma assim, seguindo o pap dado. Obrigada,
analucia

Related Posts with Thumbnails